terça-feira, 8 de maio de 2018

Criptojudeus de Belmonte

Ao longo de 500 anos, os judeus de Belmonte viveram a sua fé, numa terra maioritariamente cristã, onde todos sabiam dessa diferença religiosa. Esta boa convivência, com as suas normais picardias e rivalidades, entre as comunidades, foi fundamental para a existência e preservação do judaísmo.
Quando olhamos para trás, vemos a fé, a resistência e a coragem destes homens e mulheres de Belmonte, os legítimos herdeiros dos judeus sefaraditas. Vemos uma história única, apaixonante, de sofrimento e glória. Uma história de judeus e de Cristãos, de tolerância e de princípios. Uma história de Belmonte, de Portugal e do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages - Menu

Quem sou

Sou professor de História, licenciado pela FLU do Porto e pós-graduado em Informática Educacional. Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação sobre a aplicação do Moodle à História. Sou um confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo e formador creditado pelo CCPFC, na aplicação das novas tecnologias ao ensino – aprendizagem da História. Sou formador na área da informática e da didática que tem procurado partilhar e divulgar boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. Quando sobra tempo publico artigos científicos em diversas publicações e congressos.