25 horas / 1 crédito
(Creditada)
[tab:Destinatários]
Professores de História dos grupos 200 (2º ciclo) e 400 (3º Ciclo e Secundário)
[tab:objetivos]
- Conhecer a «Web 2.0»
- (Re) conhecer as suas potencialidades para a aprendizagem da História.
- Promover a ligação entre tecnologia e conteúdos da História.
- Intensificar as competências do saber Histórico dos alunos: (a) criar um blogue;
- Potenciar e aprofundar competências do saber histórico: (b) fazer gravações áudio e integrá-las em audioblogues; (c) criar podcasts; (d) usar uma ferramenta de interação áudio.
Difundir o saber histórico através da interação social: criação de conta em redes sociais e posterior desenvolvimento de um «espaço social virtual».
[tab:Conteúdos]
- Primeiro encontro – Socialização
- Apresentação do grupo de trabalho
- Objetivos e desenvolvimento do curso
- Procedimentos organizativos.
- Iniciação ao suporte tecnológico de apoio ao trabalho em linha.
- Abordagem aos conteúdos/temas identificados na ação e o processo de avaliação.
- As potencialidades da web 2.0 para o processo de ensino e aprendizagem da História:
- Web 2.0 e Ensino
- Trabalhar com o Google Docs
- Partilha de documentos
- Construção de Recursos Didáticos Digitais / Go2Web2.0
- Prática orientada
- Reforço das competências de História dos alunos com blogues:
- Os blogues como instrumentos na produção e divulgação do saber Histórico;
- Criação e configuração de um blogue;
- O blogue, na perspetiva de autor e comentador;
- Prática orientada
- Criar um Blogue
- Escrever no blogue
- Visualizar o blogue
- Inserir ficheiros no blogue
- Prática orientada
- Ampliação e aprofundamento de competências de produção e divulgação do saber Histórico:
- Podcasts no ensino e aprendizagem da História
- O podcast no blogue
- Fases de desenvolvimento de um projeto que envolva trabalho colaborativo
- Prática orientada
- Criar e inserir podcast no blogue
- Prática orientada
- A aprendizagem da História nas redes de interação social:
- Utilização de «redes sociais virtuais» para o ensino;
- Utilização de «redes sociais virtuais»: vantagens, limites, e potenciais perigos.
- Prática orientada.
- Apresentação dos trabalhos realizados em Formato Digital
- Avaliação da ação
[tab:elearning]
Todo o curso será ministrado à distância, sendo acompanhado através de uma plataforma de aprendizagem Moodle e de interações assíncronas e síncronas.
[tab: Condições de frequência]
Os formandos devem estar interessados em utilizar a Internet com os seus alunos.
Por outro lado, os formandos devem ter conhecimentos médios de utilização de computadores, de ferramentas básicas como sejam um processador de texto, um cliente de correio electrónico e um programa de navegação na Net.
Do ponto de vista tecnológico, deverão estar equipados da seguinte forma:
- Computador multimédia
- Acesso à Internet
[tab:Inscrições]
Inscrições a partir de APH
http://www.aph.pt/
[tab:Datas]
Início 11 de Janeiro
[tab:Dúvidas]
http://turmanet.net/duvidas/
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