Jornal da História porque tinham a cloaca, e Máxima!
A Cloaca Máxima, ou o Grande esgoto, é uma das mais antigas redes de esgotos do mundo construída na antiga Roma nos finais do século VI a.C. Drenava as águas residuais e o lixo de uma das populosas cidades do mundo, Roma. Levava esse lixo para o rio Tibre, que atravessa a cidade, em direcção ao mar Tirreno, a alguns quilómetros a Oeste.
Tratava-se afinal de um canal a céu aberto, tapada em alguns percursos, que recolhia as águas dos cursos naturais que desciam das colinas.
A Cloaca Máxima foi mantida em bom estado durante toda a era imperial. Há mesmo notícia, de inspecções e trabalhos de manutenção sob a alçada de Marco Vipsânio Agripa, em 33 a.C..
Os traços arqueológicos revelam intervenções em épocas distintas, com diversos materiais e técnicas de construção. O seu funcionamento prosseguiu durante bastante tempo após a queda do Império Romano.
A Cloaca Máxima funcionou perfeitamente durante o império Romano e hoje drena a água da chuva e detritos a partir do centro da cidade.
A Cloaca Máxima era protegida pela deusa Cloacina, uma deusa de origem etrusca que na mitologia romana, controlava os esgotos mas também protegia as relações sexuais no casamento. Mais tarde, confundiu-se com a famosa Deusa Vênus.