terça-feira, 19 de abril de 2016

Casamento de professoras




 A partir de 1936, durante o Estado Novo (Salazarismo) as professoras primárias que se quisessem casar tinham de pedir autorização ao ministro da Educação Nacional. O Decreto-Lei,referido numa minuta dos anos 50, dizia no seu artigo 9º:pedir licenca para casar professoras salazar

"O casamento das professoras não poderá realizar-se sem autorização do Ministro da Educação Nacional, que só deverá concedê-la nos termos seguintes:

O que tinha de ter o pretendente?
  • bom comportamento moral e civil
  • vencimentos ou rendimentos, documentalmente comprovados, em harmonia com os vencimentos da professora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages - Menu

Quem sou

Sou professor de História, licenciado pela FLU do Porto e pós-graduado em Informática Educacional. Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação sobre a aplicação do Moodle à História. Sou um confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo e formador creditado pelo CCPFC, na aplicação das novas tecnologias ao ensino – aprendizagem da História. Sou formador na área da informática e da didática que tem procurado partilhar e divulgar boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. Quando sobra tempo publico artigos científicos em diversas publicações e congressos.